Segundo dia da Feira de Metalurgia tem rodada de negócios e conteúdos inovadores

  • Foto: Alexandre Silvino -

Feira teve início na quarta-feira (19) e segue até sexta-feira (22)

No segundo dia da Metalurgia 2023 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, os holofotes se voltaram para a Rodada de Negócios e os eventos paralelos repletos de conteúdo de qualidade.

A Rodada de Negócios, que teve início pela manhã, reuniu um grupo de cerca de 140 participantes, representando 15 empresas compradoras e 50 fornecedoras, em um total de 38 rodadas de negociação. Este encontro de mentes empresariais não se limitou apenas a gigantes nacionais, mas também atraiu a atenção de empresas estrangeiras dos Estados Unidos e Espanha.

Sandro de Souza, sócio fundador da Vector Energia, com sede em Joinville, destacou a importância desta iniciativa, que proporciona um ambiente favorável para a aproximação direta entre fornecedores e clientes. Segundo ele, "A dinâmica da Rodada de Negócios é interessante porque a cada 10 minutos há o contato com um novo cliente. Assim, acabamos fazendo de 10 a 15 prospecções importantes. Para nós, é fundamental."

Para Guido Monteggia, representante da AMI Group, um grupo chinês produtor de ferro-ligas e cálcio, a Rodada de Negócios foi uma oportunidade única para entender a dinâmica do mercado e estabelecer conexões valiosas. Ele destacou: "É muito interessante estar aqui discutindo com potenciais clientes. Tive a oportunidade de conhecer de maneira ampla e rápida a estrutura de distribuição do mercado através dessas conversas, principalmente com clientes com quem ainda não tinha afinidade imediata de negócios."

Além da Rodada de Negócios, a Metalurgia 2023 também introduziu uma novidade empolgante - o CINTEC Fundição, um Congresso de Inovação Tecnológica realizado pela plataforma online Doutor Fundição. O congresso contou com nove palestras e atraiu um público diversificado de várias regiões do Brasil, incluindo Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e até mesmo Portugal.

Fernando Oliveira, conhecido como o Doutor Fundição, expressou sua satisfação com a experiência e confirmou que a iniciativa será repetida na próxima edição da Metalurgia, em 2025, em uma escala ainda mais robusta. Ele ressaltou: "Tivemos empresas representativas, audiência qualificada e os nossos palestrantes trouxeram temas muito relevantes, englobando praticamente todas as áreas da fundição. Também foi a nossa primeira participação como expositores da Metalurgia que marcou uma nova forma de interação com o público."

Outro destaque da programação foi a série de workshops oferecidos pelos expositores. Além de compartilhar informações e conhecimentos técnicos, esses workshops proporcionaram uma oportunidade valiosa para os expositores se aproximarem do público e potenciais clientes.

Rafael Camargo, acadêmico de engenharia mecânica, participou do workshop “Têmperas e suas variáveis”, apresentado pela Energis 8 Agroquímica, em busca de soluções para tratamento térmico e fundição para recuperação de sucata. Ele destacou: "O workshop foi bem positivo e trouxe bastante informação técnica que a gente acaba não tendo tanto no estande, onde é feita mais a parte comercial. Já no workshop a gente conseguiu seguir direções daquilo que a gente pode adquirir que eles oferecem no portfólio da empresa. É muito positivo entender de forma didática aquilo que está buscando."

Érica Hipólito, assistente de marketing da Energis 8, enfatizou a importância desses workshops como uma oportunidade para a empresa divulgar seus produtos e tirar dúvidas dos participantes. Ela afirmou: "Avaliamos muito bem, houve muitas perguntas, o público estava bem interessado no assunto e gostaríamos até de ter mais tempo. Mas convidamos o público para ir ao nosso estande onde poderemos tirar mais dúvidas."

A programação da Metalurgia 2023 continua na quinta-feira, 21 de setembro, com mais palestras do Congresso de Tecnologias para Não Oxidáveis e uma variedade de workshops gratuitos. A Metalurgia 2023 é organizada pela Messe Brasil, com o apoio da ABIFA (Associação Brasileira da Fundição), da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e da ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais). Para conferir a programação completa do evento, acesse o site www.metalurgia.com.br.


O quê: ​Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços

Quando: ​19 a 22 de setembro de 2023, das 13h às 20h

Onde: ​Centro de Convenções e Exposições Expoville (R. XV de Novembro, 4315 – Glória)

Quanto: Gratuito. Credenciamento de visitantes: https://materiais.messebrasil.com.br/metalurgia-2023-visitante - Acesso a partir de 14 anos

Programa Águas para Sempre é celebrado na Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico Anterior

Programa Águas para Sempre é celebrado na Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico

Mutirão implanta microchips em animais domésticos de Joinville Próximo

Mutirão implanta microchips em animais domésticos de Joinville

Deixe seu comentário